SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número49Cultura mundial y mundos de significado culturalmente específicosNe pas toucher aux oeuvres: o princípio da (in)tangibilidade da obra de arte no contexto de sua exibição e suas (contra) significações pedagógicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

BUENO, Sinésio Ferraz. Theodor Adorno e Hannah Arendt: confluências no campo da filosofia da educação. Educ. Rev. [online]. 2013, n.49, pp.299-307. ISSN 0104-4060.

O objetivo deste artigo consiste em analisar a confluência entre o pensamento dos filósofos Theodor Adorno e Hannah Arendt na crítica ao totalitarismo e ao fascismo no período pós-Segunda Guerra Mundial. Procurando aproximar a obra de ambos, serão explicitados em especial os aspectos mais relevantes dessa crítica no campo da filosofia da educação.

Palabras clave : Teoria Crítica; Filosofia da Educação; Personalidade Autoritária; Fascismo; Totalitarismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )