SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número50Políticas de apoio aos docentes em estados e municípios brasileiros: dilemas na formação de professoresAs licenciaturas na atualidade: nova crise? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

GATTI, Bernardete A.. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educ. Rev. [online]. 2013, n.50, pp.51-67. ISSN 0104-4060.

Este artigo trata da questão das finalidades da educação e da escola básica na sociedade contemporânea apontando seu grande desafio diante das mudanças sociais em andamento. Em decorrência, assinalam-se questões sobre o papel dos professores face às demandas socioculturais que lhes são postas, o que leva a uma discussão sobre sua formação inicial oferecida nas licenciaturas. A partir de pesquisas evidencia-se a condição de precariedade dessa formação e seu descompasso em relação aos movimentos emergentes no mundo societário. Sinaliza-se a necessidade de uma verdadeira revolução no que diz respeito à estrutura e às dinâmicas curriculares relativas à formação de professores para a educação básica em nível superior. Levanta-se a questão: por que mudanças profundas não ocorrem nesses cursos uma vez que, há muito tempo e por muitos estudos, tem-se falado em crise das licenciaturas pelas suas fragilidades formativas?

Palavras-chave : Escola; Formação de Professores; Licenciatura; Filosofia Social da Educação; Justiça Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )