SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número50O plano nacional de formação de professores da educação básica no Estado do Rio de Janeiro: contribuições e desafiosEl desarrollo de la competencia docente “mirar profesionalmente” la enseñanza- aprendizaje de las matemáticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

RIBEIRO, Luís Távora Furtado. Formação de professores: a questão da inclusão de jovens que estão fora da escola e do mercado de trabalho. Educ. Rev. [online]. 2013, n.50, pp.105-116. ISSN 0104-4060.

Este artigo analisa os resultados de um programa de escolarização em nível supletivo ofertado pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará, cujo objetivo visa facilitar o ingresso no ensino superior de jovens moradores de um bairro de Fortaleza, com população que apresenta alto índice de desemprego, violência e consumo de drogas. A partir da análise de dados de pesquisa sobre essa experiência, discutem-se problemas da Educação Brasileira relacionados à inclusão de jovens que estão fora da escola e do mercado de trabalho, visando sua inserção social em processos educativos e culturais. Com base no pensamento de Paulo Freire e da educação popular, defende-se a formação de professores num contexto educativo que valorize a cooperação e a construção coletiva de conhecimentos envolvendo docentes, monitores e alunos como sujeitos da ação educativa2.

Palabras clave : Educação Popular; Juventude; Escolarização; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )