SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue50Formação de professores: a questão da inclusão de jovens que estão fora da escola e do mercado de trabalhoPensamento algébrico na formação inicial de professores author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

LLINARES, Salvador. El desarrollo de la competencia docente “mirar profesionalmente” la enseñanza- aprendizaje de las matemáticas. Educ. Rev. [online]. 2013, n.50, pp.117-133. ISSN 0104-4060.

Este artigo se insere na linha de reflexão em educação matemática centrada em caracterizar e desenvolver a competência docente “olhar profissionalmente” no ensino-aprendizagem das matemáticas como um componente da prática profissional do professor de matemática. Este exemplo procedente de um curso de formação inicial de professores permite caracterizar seu significado. No artigo argumenta-se que o desenvolvimento dessa competência docente apoia-se na relação dialética entre o conhecimento da matemática para o ensino (MKT) e o discurso gerado na resolução de tarefas profissionais. Finalmente descrevem-se algumas características dos ambientes de aprendizagem nos programas de formação de professores dirigidos a fomentar o desenvolvimento dessa relação dialética.

Keywords : Olhar Profissionalmente; Formação Inicial de Professores; Conhecimento de Matemática para o Ensino; Prática Profissional do Professor de Matemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )