SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número50Pensamento algébrico na formação inicial de professoresEducação, classe, gênero e voto no Brasil imperial: Lei Saraiva - 1881 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. O mártir, o humanista, o pedagogo: a contemporaneidade de Rui Barbosa e a educação nas comemorações do centenário de seu nascimento (1949). Educ. Rev. [online]. 2013, n.50, pp.159-179. ISSN 0104-4060.

Este artigo busca analisar as intervenções de três intelectuais brasileiros - Clemente Mariani, Lourenço Filho e Fernando Azevedo - na celebração do centenário de Rui Barbosa em 1949. Mais especificamente, analisa como eles abordam a questão da educação na obra de Rui Barbosa. O texto estabelece uma relação entre as celebrações do centenário e a publicação das Obras Completas de Rui Barbosa, atividade esta cujo investimento inicial data do final da década de 1930 e que logrou publicar o primeiro tomo das obras em 1942. Ambos os movimentos - a publicação das Obras Completas e a celebração do centenário - fazem parte de um mesmo investimento de demonstrar, a um só tempo, a atuação marcante do jurista, político e intelectual baiano na defesa das mais nobres causas, dentre elas a da educação, e a sua contemporaneidade na discussão dos grandes desafios que marcam o país naquele momento.

Palabras clave : Pensamento Educacional; Intelectuais; Casa de Rui Barbosa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )