SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número50Educação, classe, gênero e voto no Brasil imperial: Lei Saraiva - 1881O caminho das orientações da UNESCO para proteção do direito à infância no Brasil a partir da década de 1990 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

ZUIN, Antônio A. S.. A sociedade do espetáculo e a reconfiguração da autoridade pedagógica. Educ. Rev. [online]. 2013, n.50, pp.207-222. ISSN 0104-4060.

Na atual sociedade do espetáculo, há um novo imperativo categórico: fazer propaganda de si próprio se transforma na condição da autoconservação. Em meio à universalização das telas e das câmeras, presentes em praticamente todas as relações sociais, destacou-se o caso do colégio Rio Branco, onde 107 alunos foram suspensos por terem se rebelado contra a instalação de câmeras nas salas de aula. Diante deste caso, tem-se como objetivo neste artigo refletir criticamente sobre as novas configurações do significado do conceito de autoridade pedagógica na sociedade na qual todas as relações tendem a se espetacularizar. É nesta sociedade que também as imagens dos professores e alunos se convertem em fetiches audiovisuais que se eternizam por meio das redes sociais, fato este que fomenta a propagação do chamado panóptico atemporal.

Palavras-chave : Sociedade do Espetáculo; Autoridade Pedagógica; Panóptico Atemporal; Indústria Cultural Globalizada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )