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Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

CECILIO, Maria Aparecida  y  BRANDAO, Elias Canuto. O caminho das orientações da UNESCO para proteção do direito à infância no Brasil a partir da década de 1990. Educ. Rev. [online]. 2013, n.50, pp.223-235. ISSN 0104-4060.

Apresentamos resultado de pesquisa realizada entre 2007 e 2011 sobre as “Características das orientações da UNESCO para proteção do direito à infância nas políticas do Estado brasileiro a partir de 1990”. O objeto de análise são as orientações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para proteção ao direito à infância no objetivo de identificar as contradições nas políticas de garantia do direito à infância. No período de 1980 a 2011, o alcance da UNESCO encontra-se implícito na apropriação dos Estados Nacionais no discurso da paz mundial, justificativa de fortalecimento do terceiro setor e, na ação de governo, no reconhecimento legal das orientações e julgamentos internacionais dos tratados ratificados pelo Brasil. Abordarmos as contradições políticas com o conceito de “trabalho decente”, nas políticas de erradicação do trabalho precoce pós Decreto Federal nº 3.597, de 12 de setembro de 2000, por constituir políticas voltadas à infância no meio rural.

Palabras clave : Políticas Educacionais; UNESCO; Direito à Infância.

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