SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número50A sociedade do espetáculo e a reconfiguração da autoridade pedagógicaConcepções de educação ambiental de professores de biologia em formação nas universidades públicas federais do Recife índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

CECILIO, Maria Aparecida  e  BRANDAO, Elias Canuto. O caminho das orientações da UNESCO para proteção do direito à infância no Brasil a partir da década de 1990. Educ. Rev. [online]. 2013, n.50, pp.223-235. ISSN 0104-4060.

Apresentamos resultado de pesquisa realizada entre 2007 e 2011 sobre as “Características das orientações da UNESCO para proteção do direito à infância nas políticas do Estado brasileiro a partir de 1990”. O objeto de análise são as orientações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para proteção ao direito à infância no objetivo de identificar as contradições nas políticas de garantia do direito à infância. No período de 1980 a 2011, o alcance da UNESCO encontra-se implícito na apropriação dos Estados Nacionais no discurso da paz mundial, justificativa de fortalecimento do terceiro setor e, na ação de governo, no reconhecimento legal das orientações e julgamentos internacionais dos tratados ratificados pelo Brasil. Abordarmos as contradições políticas com o conceito de “trabalho decente”, nas políticas de erradicação do trabalho precoce pós Decreto Federal nº 3.597, de 12 de setembro de 2000, por constituir políticas voltadas à infância no meio rural.

Palavras-chave : Políticas Educacionais; UNESCO; Direito à Infância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )