SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número50Concepções de educação ambiental de professores de biologia em formação nas universidades públicas federais do RecifeLa educación de habilidades sociales desde la Extensión Universitaria. Propuesta de acciones índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

THIESEN, Juarez da Silva. Do sentido de Scurrere à aposta no futuro: elementos de aproximação entre currículo e prospecção. Educ. Rev. [online]. 2013, n.50, pp.253-268. ISSN 0104-4060.

O presente texto, resultado de um exercício teórico construído no âmbito dos objetos de pesquisa do autor, propõe revelar alguns elementos de aproximação entre as disciplinas/campos de currículo e prospecção. Parte-se da hipótese de que ambos se ocupam de alguns objetos comuns, na medida em que discutem trajetórias, projetos formativos, teleologicidade, futuro, aposta etc. Para sustentar sua hipótese, o autor assume que as políticas educacionais e curriculares da sociedade capitalista vêm convertendo-se em forte instrumento estratégico geralmente focado em torno de dois grandes objetivos: atender a demandas do presente e antecipar fatos portadores de futuro visando-se alcançar cenários desejados em médio e longo prazo. Nesse sentido, currículo e prospecção encontram-se na medida em que ambos trabalham com a ideia de um telos, ou seja, em “apostas” sobre a construção de futuros possíveis. Para evidenciar elementos que ilustrem a aproximação das referidas disciplinas/campos, elencam-se algumas políticas educativas e curriculares atuais, destacando-se, sobretudo, os referenciais que indicam a presença de elementos de prospecção.

Palabras clave : Currículo; Prospecção; Futuro; Política.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )