SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue51La educación en el franquismo (1936-1975)Dictadura Chilena y sistema escolar: “a otros dieron de verdad esa cosa llamada educación” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

MARTINS, Maria do Carmo. Reflexos reformistas: o ensino das humanidades na ditadura militar brasileira e as formas duvidosas de esquecer. Educ. Rev. [online]. 2014, n.51, pp.37-50. ISSN 0104-4060.

O artigo discute a reforma educacional realizada durante a ditadura militar brasileira (1964-1985) tomando como ponto de reflexão principal as mudanças curriculares e a criação das disciplinas escolares de Estudos Sociais, Educação Moral e Cívica (EMC) e Organização Social e Política do Brasil (OSPB), que conferem nova configuração ao ensino das humanidades no contexto de uma pedagogia autoritária de ênfase na tríade “formar”, “cultivar”, “disciplinar”. Produzido a partir de revisão bibliográfica, analisa a reformar curricular como a tentativa do estado militar de produzir instrumentos visando a afinação de consciências ao poder instituído.

Keywords : Reforma Educacional; Currículo; Disciplinas Escolares; Ditadura Militar Brasileira; Ensino de Humanidades.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )