SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51La educación en el franquismo (1936-1975)Dictadura Chilena y sistema escolar: “a otros dieron de verdad esa cosa llamada educación” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

MARTINS, Maria do Carmo. Reflexos reformistas: o ensino das humanidades na ditadura militar brasileira e as formas duvidosas de esquecer. Educ. Rev. [online]. 2014, n.51, pp.37-50. ISSN 0104-4060.

O artigo discute a reforma educacional realizada durante a ditadura militar brasileira (1964-1985) tomando como ponto de reflexão principal as mudanças curriculares e a criação das disciplinas escolares de Estudos Sociais, Educação Moral e Cívica (EMC) e Organização Social e Política do Brasil (OSPB), que conferem nova configuração ao ensino das humanidades no contexto de uma pedagogia autoritária de ênfase na tríade “formar”, “cultivar”, “disciplinar”. Produzido a partir de revisão bibliográfica, analisa a reformar curricular como a tentativa do estado militar de produzir instrumentos visando a afinação de consciências ao poder instituído.

Palabras clave : Reforma Educacional; Currículo; Disciplinas Escolares; Ditadura Militar Brasileira; Ensino de Humanidades.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )