SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51La educación en el franquismo (1936-1975)Dictadura Chilena y sistema escolar: “a otros dieron de verdad esa cosa llamada educación” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

MARTINS, Maria do Carmo. Reflexos reformistas: o ensino das humanidades na ditadura militar brasileira e as formas duvidosas de esquecer. Educ. Rev. [online]. 2014, n.51, pp.37-50. ISSN 0104-4060.

O artigo discute a reforma educacional realizada durante a ditadura militar brasileira (1964-1985) tomando como ponto de reflexão principal as mudanças curriculares e a criação das disciplinas escolares de Estudos Sociais, Educação Moral e Cívica (EMC) e Organização Social e Política do Brasil (OSPB), que conferem nova configuração ao ensino das humanidades no contexto de uma pedagogia autoritária de ênfase na tríade “formar”, “cultivar”, “disciplinar”. Produzido a partir de revisão bibliográfica, analisa a reformar curricular como a tentativa do estado militar de produzir instrumentos visando a afinação de consciências ao poder instituído.

Palavras-chave : Reforma Educacional; Currículo; Disciplinas Escolares; Ditadura Militar Brasileira; Ensino de Humanidades.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )