SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51Reflexos reformistas: o ensino das humanidades na ditadura militar brasileira e as formas duvidosas de esquecerTempos, espaços e organização do trabalho escolar em três expressões de governos autoritários brasileiros: 1931, 1961 e 1971 - estudo histórico-jurídico comparado do ensino secundário índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

MORENO-DONA, Alberto  y  GAMBOA JIMENEZ, Rodrigo. Dictadura Chilena y sistema escolar: “a otros dieron de verdad esa cosa llamada educación”. Educ. Rev. [online]. 2014, n.51, pp.51-66. ISSN 0104-4060.

O trabalho apresentado a seguir é uma descrição das políticas educacionais que surgiram no Chile desde o início da ditadura militar, como foram consolidadas durante o retorno à democracia e as consequências que têm sobre o atual sistema de ensino da escola. A instalação, com o início da ditadura militar (1973-1990), de uma lógica social, econômica, cultural e educacional mercantilista imposta pelo general Augusto Pinochet determinou o presente real, prevenindo e impedindo mudanças profundas na estrutura do sistema escolar para ajudar a combater as desigualdades educacionais no país. O Chile tem um sistema educacional apartheid que resultou em escolas para os pobres, para a classe média e para os ricos, uma situação que tem sido denunciada por organizações internacionais. Apesar dos esforços da Coalizão de Partidos pela Democracia para melhorar a desigualdade existente, todas as propostas têm sido dirigidas para as questões que têm impedido transformar a estrutura que permite e legitima a desigualdade discutida.

Palabras clave : Ditadura Chilena; Políticas de Educação; Desigualdade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )