SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51Tempos, espaços e organização do trabalho escolar em três expressões de governos autoritários brasileiros: 1931, 1961 e 1971 - estudo histórico-jurídico comparado do ensino secundárioReprimir y discriminar. La educación en la última dictadura cívico-militar en Argentina (1976-1983) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

BORNATTO, Suzete de Paula. A seleção brasileira de escritores nos livros didáticos dos anos 70. Educ. Rev. [online]. 2014, n.51, pp.85-101. ISSN 0104-4060.

O objetivo deste texto é tratar da seleção de autores da literatura brasileira que entrou na escola pelas páginas de livros didáticos de 5ª a 8ª série do 1º grau, investigar os critérios dessa seleção durante a década de 70, no contexto da ditadura, e suas relações com a produção literária. Dialogando com estudo anterior realizado pelo escritor Osman Lins, a análise incide sobre cinco coleções didáticas de português, consideradas como antologias escolares que contribuíram tanto para a preservação do cânone brasileiro quanto para a formação de leitores e a democratização da cultura letrada. Por fim, analisa-se o caso de um escritor frequente nos livros didáticos, Stanislaw Ponte Preta, que, tendo sido autor de textos de crítica à ditadura, esteve representado na escola apenas como autor de textos humorísticos.

Palabras clave : Leitura Escolar; Ditadura; Livro Didático de Português; Stanislaw Ponte Preta.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )