SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51A seleção brasileira de escritores nos livros didáticos dos anos 70A história dos estudantes “excedentes” nos anos 1960: a superlotação das universidades e um “torvelinho de situações improvisadas” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

PINEAU, Pablo. Reprimir y discriminar. La educación en la última dictadura cívico-militar en Argentina (1976-1983). Educ. Rev. [online]. 2014, n.51, pp.103-122. ISSN 0104-4060.

A ditadura civil-militar iniciada na Argentina em 1976 instrumentalizou uma política educativa baseada em duas estratégias. Por um lado, aquela que podemos denominar estratégia repressiva, ideada por setores mais tradicionalistas que buscavam fazer desaparecer - com o peso que este termo teve naqueles anos - os elementos prévios de renovação; por outro, a estratégia discriminadora, base dos setores mais tecnocráticos, que buscava romper aqueles elementos tendentes à democratização social mediante a homogeneização, presentes na escola pública: “uma escola única para todos sem importar as desigualdades”. Esta propunha um sistema educativo fortemente fragmentado em circuitos diferençados.

Palabras clave : Ditadura; Argentina; Repressão; Políticas Educativas; Autoritarismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )