SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51“Eu desisto?” Paredes vivas na cidade: conflitos sociais em cartazes produzidos ao longo da década de 1980, no BrasilPela cidade, educabilidades (Príncipe, Rio Grande do Norte - século XIX) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

DALLABRIDA, Norberto. Limites sociológicos da leitura foucaultiana sobre a escolarização. Educ. Rev. [online]. 2014, n.51, pp.193-207. ISSN 0104-4060.

Na obra Vigiar e Punir, Michel Foucault reflete sobre o poder disciplinar, que emergiu no início da Idade Moderna em diferentes instituições sociais e consolidou-se no século XIX, tendo como principais estratégias a organização do espaço, o controle do tempo, a vigilância panóptica, a organização das forças e a produção contínua de registros escritos. Nessa obra, são citados vários exemplos de instituições escolares que colocaram em marcha o poder disciplinar, como os colégios jesuíticos, as escolas elementares de caridade dos lassalistas e o ensino mútuo. O presente artigo procura colocar o foco sobre esses casos de escolarização lidos por Foucault, procurando problematizá-los à luz de trabalhos sociológicos inspirados em Norberto Elias e Pierre Bourdieu, que usam marcadores sociais como gênero e classe social para compreender a sociedade e a escola.

Palabras clave : Michel Foucault; Escolarização; Disciplina; Classe Social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )