SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51Limites sociológicos da leitura foucaultiana sobre a escolarizaçãoEncontros cotidianos e a pesquisa em educação: relações raciais, experiência dialógica e processos de identificação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

MEDEIROS NETA, Olivia Morais. Pela cidade, educabilidades (Príncipe, Rio Grande do Norte - século XIX). Educ. Rev. [online]. 2014, n.51, pp.209-226. ISSN 0104-4060.

Esse trabalho tem como temática cidade e educabilidade e como objeto pedagogias da cidade no Príncipe no século XIX, a partir do qual objetivamos pela relação entre os espaços e as sociabilidades, mirar um conjunto de educabilidades constituídas por práticas sociais e valores da vida material e das elaborações simbólicas no Príncipe (atual cidade de Caicó, RN) no século XIX. O corpus documental para o estudo da pedagogia da cidade no Príncipe, no século XIX, é composto por fontes político-administrativas, eclesiásticas, cartoriais e judiciárias. Esse trabalho de história cultural da cidade, para a análise e interpretação das fontes, assenta-se no método indiciário, permitindo o apreço aos pormenores e a conciliação entre a racionalidade e a sensibilidade.

Palabras clave : Príncipe (Rio Grande do Norte); Sociabilidades; Educabilidades.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )