SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51Encontros cotidianos e a pesquisa em educação: relações raciais, experiência dialógica e processos de identificaçãoAlunos ProUni e não ProUni nos cursos de licenciatura: evasão em foco índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

LIMA, Paulo Gomes. Universalização da educação superior no Brasil: contrapontos e possibilidades. Educ. Rev. [online]. 2014, n.51, pp.243-264. ISSN 0104-4060.

O processo de universalização da Educação Superior no Brasil, mesmo em face das políticas públicas da contemporaneidade marcadas pela influência internacional, apresenta inúmeras fragilidades, dentre as quais a não problematização inclusão-exclusão, as diferenças de classe social. O presente estudo, de cunho exploratório, que utiliza as contribuições de Habermas, Mészáros, Adorno e Horkheimer e Karel Kosik para a construção de um quadro analítico, embora não tenha especificamente “a universidade” ou “políticas de ações afirmativas” como seu principal objeto de preocupação, faz com que suas contribuições se tornem significativas à medida que lançamos um outro olhar sobre as questões sociais que não podem e não devem conformarem-se ou sucumbirem à lógica pré-determinada do capital.

Palabras clave : Educação Superior; Inclusão-Exclusão Social; Universalização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )