SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51Universalização da educação superior no Brasil: contrapontos e possibilidadesA utilização das TIC nos processos de formação continuada e o envolvimento dos professores em comunidades de prática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

FELICETTI, Vera Lucia  y  FOSSATTI, Paulo. Alunos ProUni e não ProUni nos cursos de licenciatura: evasão em foco. Educ. Rev. [online]. 2014, n.51, pp.265-282. ISSN 0104-4060.

Em todos os níveis educacionais há a problemática da evasão. Esta, por sua vez, vem sendo tema preocupante devido ao aumento, em destaque neste artigo, da evasão no Ensino Superior nos cursos de licenciatura. O objetivo deste estudo foi realizar um mapeamento comparativo entre alunos de cursos de licenciatura bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e alunos não bolsistas no que diz respeito à situação deles, no segundo semestre de 2012, nos cursos por eles ingressados em 2007, 2008 e 2009 em uma instituição de Ensino Superior privada de cunho filantrópico, sem fins lucrativos, do Rio Grande do Sul, Brasil. A metodologia usada foi quantitativa, com objetivo exploratório comparativo e procedimento técnico ex post facto. Foi usada a estatística descritiva e de inferência para a análise dos dados. A frequência de evasão foi menor entre os bolsistas ProUni (30%) do que entre os não bolsistas (41,2%). Os resultados indicam o ProUni como um programa que está conseguindo fidelizar os alunos nos cursos de licenciatura, pois um dos achados na regressão logística realizada foi que os bolsistas tiveram 56% menos chances de evadirem, sendo essa associação significativa, com p=0,005. Alunos mais jovens e do sexo feminino também apresentaram menores chances de evasão. O presente trabalho aponta para a necessidade de estudos mais abrangentes no que diz respeito às relações entre os ingressantes nos cursos de formação de professores via programas de ações afirmativas com relação aos outros ingressantes.

Palabras clave : Evasão; Cursos de Graduação/Licenciatura; Prouni.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )