SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue52Na história do ensino da literatura no Brasil: problemas e possibilidades para o século XXIA reescrita do texto literário de alunos dos anos iniciais da escolarização author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

FAJARDO, Delia María. El potencial didáctico del libro-álbum para la educación literaria-intercultural. Educ. Rev. [online]. 2014, n.52, pp.45-68. ISSN 0104-4060.

RESUMO Neste artigo se argumenta como a teoria e a metodologia da educação literária e do livro de literatura infantojuvenil ilustrado proporcionam uma plataforma pedagógica ideal para desenhar propostas curriculares baseadas na identificação e uso didático de elementos intertextuais na literatura de tradição oral das culturas em contato, que sirvam de apoio a programas de educação intercultural bilíngue. Como exemplo, se descreve de forma resumida um modelo criado para o contexto de Honduras, que inclui uma análise sobre as relações intertextuais que estão presentes nas narrações dos povos indígenas e afro-hondurenhos.

Keywords : Educação Literária-Intercultural; Cânone Formativo; Livro de Literatura Infantojuvenil Ilustrado.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )