SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número52Na história do ensino da literatura no Brasil: problemas e possibilidades para o século XXIA reescrita do texto literário de alunos dos anos iniciais da escolarização índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

FAJARDO, Delia María. El potencial didáctico del libro-álbum para la educación literaria-intercultural. Educ. Rev. [online]. 2014, n.52, pp.45-68. ISSN 0104-4060.

RESUMO Neste artigo se argumenta como a teoria e a metodologia da educação literária e do livro de literatura infantojuvenil ilustrado proporcionam uma plataforma pedagógica ideal para desenhar propostas curriculares baseadas na identificação e uso didático de elementos intertextuais na literatura de tradição oral das culturas em contato, que sirvam de apoio a programas de educação intercultural bilíngue. Como exemplo, se descreve de forma resumida um modelo criado para o contexto de Honduras, que inclui uma análise sobre as relações intertextuais que estão presentes nas narrações dos povos indígenas e afro-hondurenhos.

Palabras clave : Educação Literária-Intercultural; Cânone Formativo; Livro de Literatura Infantojuvenil Ilustrado.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )