SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue52El potencial didáctico del libro-álbum para la educación literaria-interculturalA escrita "literária" da narrativa na escola: condições e obstáculos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

GUSSO, Angela Mari  and  DALLA-BONA, Elisa Maria. A reescrita do texto literário de alunos dos anos iniciais da escolarização. Educ. Rev. [online]. 2014, n.52, pp.69-84. ISSN 0104-4060.

RESUMO Analisam-se os processos de reescrita de textos com propósito literário produzidos por alunos de 4º ano do ensino fundamental, numa escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Os textos, mesmo depois de revisados pela professora, permanecem com um potencial inexplorado, considerando que as orientações para a reescrita se limitaram aos problemas gramaticais e/ou ortográficos. A qualidade aquém do desejável em relação ao efeito estético dos textos deve-se, principalmente, à falta de oportunidade para o aluno-autor testar os efeitos de sua escrita com os colegas de classe e/ou o professor, e de reescrevê-lo visando aprimorá-lo no sentido de obter uma aproximação maior com as características do texto literário.

Keywords : Reescrita; Produção Textual; Texto Literário; Ensino Fundamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )