SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número52A intricada leitura de literatura: um novo processo socioeducacional de conhecimentoPolíticas públicas, formação de professores e a articulação escolar da leitura literária índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

DALVI, Maria Amélia. Literatura no Currículo da Escola Capixaba de Ensino Médio. Educ. Rev. [online]. 2014, n.52, pp.137-153. ISSN 0104-4060.

RESUMO Tomando-se o currículo básico da escola estadual de nível médio do estado brasileiro do Espírito Santo, no âmbito da disciplina escolar de Língua Portuguesa, estudam-se as orientações, normatizações e prescrições no tocante ao trabalho com a literatura. Esse corpus documental é lido à luz de pesquisas contemporâneas sobre o ensino da literatura e a educação literária para o trabalho com a literatura na escola, visando a identificar filiações teóricas, tendências e rumos no que se refere a parâmetros e propostas oficiais, no contexto capixaba, para o ensino da literatura e da leitura literária, contribuindo para a ampliação de sua compreensão. Depreende-se, nas análises, que haja a permanência de perspectivas tradicionais (como o foco na relação diretiva entre contexto social e produção literária e na historiografia positivista), todavia em correlação com mudanças requeridas por concepções renovadas ou renovadoras, tais como o foco na interação texto-leitor e na constituição da subjetividade leitora.

Palabras clave : Currículo; Educação Literária; Ensino Médio; Espírito Santo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )