SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue52Políticas públicas, formação de professores e a articulação escolar da leitura literáriaOs professores de história e geografia do ensino secundário perante a avaliação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

MASCHIO, Elaine Cátia. Experiências comunitárias na organização das escolas étnicas italianas da cidade de Curitiba. Educ. Rev. [online]. 2014, n.52, pp.177-192. ISSN 0104-4060.

RESUMO O artigo apresenta uma análise das experiências escolares étnicas de caráter comunitário nas colônias italianas da cidade de Curitiba. Procura compreender a organização dessa modalidade de ensino, situando as finalidades, os sujeitos, a materialidade e as práticas educativas. Enfim, busca investigar os elementos que permearam a abertura, o funcionamento e o fechamento dessas escolas. O estudo abrange o ínterim das décadas de 1880 e 1900. As fontes documentais utilizadas são compostas por ofícios e requerimentos da instrução pública paranaense. A criação de escolas étnicas de comunidades italianas tinha como objetivo principal suprir a falta de escolas públicas nas regiões de colonização estrangeira. Do mesmo modo, almejava a preservação da identidade étnica do grupo e a difusão da italianidade.

Keywords : História;; Escolas Étnicas; Organização; Identidade; Italianidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )