SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número52Experiências comunitárias na organização das escolas étnicas italianas da cidade de CuritibaDa reificação ao reconhecimento das pesquisas qualitativas em educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

ALFAGEME, M. Begoña  y  MIRALLES, Pedro. Os professores de história e geografia do ensino secundário perante a avaliação. Educ. Rev. [online]. 2014, n.52, pp.193-209. ISSN 0104-4060.

RESUMO Neste trabalho pretende-se identificar os conceitos e práticas de avaliação dos professores de Geografia e História do Ensino Secundário na Região de Múrcia (Espanha). Tem-se indagado sobre os objetivos e procedimentos de avaliação da aprendizagem dos alunos, sobre o que se entende por avaliação e como ela ocorre. Foi utilizado um questionário através de uma pesquisa com mais de cem professores. Os resultados indicam uma concepção tradicional de avaliação pelos professores, na qual o teste continua a predominar como um instrumento fundamental, embora os professores estejam conscientes da necessidade de utilizar várias ferramentas de avaliação. Percebemos que os professores têm conceitos mais avançados que as suas próprias práticas. O desafio é realizar uma autêntica avaliação por competências.

Palabras clave : Avaliação da Aprendizagem; Concepções Docentes; Geografia e Historia; Educação Secundária; Procedimentos de Avaliação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )