SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número52Educação inclusiva: desafio, descuido e responsabilidade de cursos de licenciaturaLocal, nacional e universal nos estudos históricos de Educação Comparada: o caso das Ações Afirmativas na era genômica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

SANTOS, Gilberto Lacerda. Educação a distância na formação profissional continuada de professores da educação básica: analisando contratos e destratos didáticos a partir de um estudo de caso. Educ. Rev. [online]. 2014, n.52, pp.275-290. ISSN 0104-4060.

RESUMO Os conceitos de contrato e de destrato didáticos foram desenvolvidos por Lacerda Santos e Iunes (2013), em uma investigação sobre aspectos que facilitam a relação entre informática e educação - os chamados contratos didáticos - e sobre aqueles que dificultam o estabelecimento de tal relação - os chamados destratos didáticos. Neste texto, apresentamos uma discussão baseada nos resultados de uma observação participante de uma situação educativa virtual na qual contratos e destratos didáticos foram relacionados com indicadores de inclusão e de fluência digitais de professores da educação básica, condições imprescindíveis para o sucesso de toda e qualquer ação de formação profissional continuada mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TDICE). Trata-se do relato de um estudo de caso em que professores experientes e digitalmente incluídos foram colocados em situação de alunos de um curso de especialização a distância. As conclusões do estudo indicam a existência de um cenário ainda preocupante para a implantação de cursos de formação continuada em serviço, que têm a inclusão e a fluência digitais como prerrequisitos para o funcionamento dos cursos. Ressaltam-se também as dificuldades prementes na promoção da inclusão digital de professores, especialmente daqueles já engajados no mercado de trabalho, no exercício da profissão.

Palabras clave : Inclusão Digital de Professores; Educação a Distância; Formação Continuada de Professores..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )