SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issueNUMEROESP01Governamentalidade neoliberal e o desafio de uma ética/estética pós-identitária LGBT na educação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

KNUDSEN, Susanne V.. Deconstructing the nuclear family in Norwegian textbooks. Educ. Rev. [online]. 2014, n.numeroesp01, pp.17-34. ISSN 0104-4060.

Neste artigo a autora demonstra como os livros didáticos noruegueses, nos anos de 1990 e posteriores, fazem da família nuclear a norma de vida em comum. Os livros didáticos são dirigidos para o ensino médio, nos conteúdos curriculares de Ciências Naturais e Estudos Ambientais, Estudos Sociais e Economia Doméstica. A família nuclear, nesses livros didáticos, consiste no modelo biológico dos dois sexos e no modelo cultural e social de dois gêneros. Alguns textos demonstram uma vontade de apresentar algo além da vida familiar heterossexual, mostrando a homossexualidade como modelo sexual e social. Ao modelo monoparental é dado pouco espaço nos livros didáticos.

Keywords : Livro Didático; Modelo Familiar; Homossexualidade.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )