SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroNUMEROESP01Governamentalidade neoliberal e o desafio de uma ética/estética pós-identitária LGBT na educaçãoLe genre à la française: comment l'école républicaine parle - t - elle du genre? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

B. ALONSO, Graciela  e  ZURBRIGGEN, Ruth. Transformando corporalidades: desbordes a la normalidad pedagógica. Educ. Rev. [online]. 2014, n.numeroesp01, pp.53-69. ISSN 0104-4060.

Neste texto realizaremos reflexões sobre as interpelações que as corporalidades deslocadas da ostensiva heteronormatividade realizam sobre as instituições educacionais, criando possibilidades para distender e transbordar os limites epistemológicos, além de possibilitar ações pedagógicas e políticas em seu interior. As especulações que propomos neste texto estão situadas nas perspectivas político-epistemológicas feministas, queer e anticoloniais, entrelaçadas com/entre nossas práticas no ativismo feminista e em nosso trabalho no campo da formação docente em instituições educacionais públicas. O texto é composto por três partes. Na primeira, configurada como uma breve genealogia, iremos nos deter nas questões do feminismo radical, abreviando a exposição para politizar nosso olhar sobre o mundo e suas relações, o que fazemos sem deixar de mencionar algumas críticas a esta perspectiva feminista. Na segunda, traremos reflexões construídas a partir de um projeto de extensão intitulado Por una educación pública antidiscriminatoria, no androcéntrica, no sexista, no heterosexista; além de uma pesquisa intitulada Aproximaciones al estudio del movimiento sexo-genérico en Argentina e intervenções institucionais desenvolvidas na Universidad Nacional del Comahue e no Instituto de Formación Docente n.º 12 de Neuquén. Na terceira parte, interrogamos sobre uma busca constante por dinamitar as fronteiras fictícias da heteronormatividade nos cursos de formação, para pensarmos uma pedagogia outra ou uma pedagogia transgressora, segundo Deborah Britzman.

Palavras-chave : Feminismos; Heteronormatividade; Corporalidades; Formação Docente; Pedagogia Outra.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )