SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroNUMEROESP01Transformando corporalidades: desbordes a la normalidad pedagógicaJuventudes, moratória social e gênero: flutuações identitárias e(m) histórias narradas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

ALESSANDRIN, Arnaud. Le genre à la française: comment l'école républicaine parle - t - elle du genre?. Educ. Rev. [online]. 2014, n.numeroesp01, pp.71-84. ISSN 0104-4060.

Em setembro de 2011 o governo francês instaurou a aprendizagem do "gênero" nos manuais de ciências da vida e da terra nas séries L (littéraire) e ES (économique et sociale). Um ano antes, nos debates em torno da abertura do casamento aos casais do mesmo sexo, a França se dividiu sobre o duplo tema polêmico, da escola e do gênero. Este artigo retraçará esse episódio anunciador das grandes manifestações homofóbicas que a França conheceu, em 2012-2013. O artigo dirigirá sua atenção sobre os programas, mas também sobre sua eficácia e sobre aquilo que se deixa entrever sobre a maneira que a França responde às questões de gênero e sexualidade.

Palabras clave : Escola Francesa; Gênero; Homossexualidade; Transidentidade.

        · resumen en Francés | Inglés     · texto en Francés     · Francés ( pdf )