SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroNUMEROESP02Políticas de educação bilíngue para surdos: o contexto brasileiro.Humor na literatura surda índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

CAMPELLO, Ana Regina  e  REZENDE, Patrícia Luiza Ferreira. Em defesa da escola bilíngue para surdos: a história de lutas do movimento surdo brasileiro. Educ. Rev. [online]. 2014, n.numeroesp02, pp.71-92. ISSN 0104-4060.

RESUMO Este artigo apresenta a trajetória histórica do Movimento Surdo em defesa das Escolas Bilíngues para Surdos, ao longo dos últimos anos, quando da iminente ameaça de fechamento da escola centenária, o Instituto Nacional de Educação de Surdos, em 2011, provocando uma mobilização sem precedentes para a inclusão das Escolas Bilíngues para Surdos no Plano Nacional de Educação - PNE, hoje sancionado pela Lei 13.005/2014. Lutamos por uma Política Nacional de Educação Bilíngue condizente para a formação da Identidade Linguística da Comunidade Surda, garantida pela Convenção Internacional sobre Direitos das Pessoas com Deficiência, que reconhece a importância da Língua de Sinais e da Cultura Surda para as Pessoas Surdas.

Palavras-chave : Educação Bilíngue; Movimento Surdo; História; Língua de Sinais; Cultura Surda.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )