SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroNUMEROESP02Em defesa da escola bilíngue para surdos: a história de lutas do movimento surdo brasileiroPor que precisamos de poesia sinalizada em educação bilíngue índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

KARNOPP, Lodenir Becker  e  SILVEIRA, Carolina Hessel. Humor na literatura surda. Educ. Rev. [online]. 2014, n.numeroesp02, pp.93-109. ISSN 0104-4060.

RESUMO O artigo situa-se no contexto das atuais investigações no campo da educação de surdos, que, a partir de mudanças da legislação e do reconhecimento político da diferença linguística e cultural das comunidades surdas, vêm focalizando o estudo de produções culturais desses grupos. Seu objetivo é apresentar um recorte introdutório de estudo do humor em língua de sinais brasileira (Libras), especificamente a partir da análise de piadas que circulam nas comunidades surdas. Considerando a literatura como objeto estético e como construção intertextual, propõe-se a análise de uma piada circulante em Libras, em cinco versões diferentes. Conclui-se que o humor privilegia temas socialmente controversos e as diferentes versões da piada Leão Surdo aborda a diferença linguística e cultural, a inversão de olhares, através de cenas que apresentam as vantagens de ser surdo, a comunicação com ouvintes, bem como a língua de sinais como conhecimento determinante para o final (in)feliz da história. O inesperado acontece: o violinista é devorado, pois a técnica - musical e auditiva - empregada para fazer leões adormecerem não funciona com o leão surdo. No entanto, em uma das versões dessa piada, quando o violinista usa a língua de sinais, o leão surdo adormece e a vida do violinista é preservada, graças ao conhecimento da língua de sinais.

Palavras-chave : Literatura Surda; Humor Surdo; Língua de Sinais; Surdos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )