SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroNUMEROESP02Humor na literatura surdaAtribuição de significado à escrita, por crianças surdas usuárias de língua de sinais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

SUTTON-SPENCE, Rachel. Por que precisamos de poesia sinalizada em educação bilíngue. Educ. Rev. [online]. 2014, n.numeroesp02, pp.111-128. ISSN 0104-4060.

RESUMO Uma verdadeira educação bilíngue e bicultural para crianças surdas requer que elas aprendam a forma de arte surda de poesia em língua de sinais. Neste artigo apresento as vantagens e desvantagens de se fazer isto. Revisando a escassa literatura sobre o ensino de poesia sinalizada para crianças surdas, seja traduzida ou original, eu a relaciono ao uso de literatura em cenários de aprendizagem de L2. Reflexões de professores-poetas surdos do Reino Unido mostram que a criança surda prontamente se simpatiza com a poesia sinalizada, e com o foco linguístico adequado dos professores, isto as ajuda a desenvolver uma gama de habilidades linguísticas e a expressar suas emoções. Barreiras para isto, contudo, incluem a falta de treinamento e apreensão de professores surdos e ouvintes - mesmo quando os professores são poetas.

Palavras-chave : Poesia em Língua de Sinais;; Educação Bilíngue; Poetas-Professores Surdos; Aprendizagem de Literatura Sinalizada em L1; Aprendizagem de Literatura Sinalizada em L2.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )