SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número53Formação em Psicologia Comunitária e os seus contributos pedagógicos para a Participação Cívica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

BERROETA, Héctor  y  SANDOVAL, Juan. Protestas, participación y educación pública: discursos sobre lo público en las movilizaciones estudiantiles en Chile. Educ. Rev. [online]. 2014, n.53, pp.19-38. ISSN 0104-4060.

O presente artigo tem como objetivo analisar os significados que estudantes universitários chilenos atribuem às práticas de protesto e ocupação do espaço público que têm sido realizadas no marco das mobilizações estudantis no ano 2011. Para isto foi planejada uma amostra intencional composta por estudantes de universidades públicas e privadas da região de Valparaíso, Chile, utilizando-se como técnica de produção de informação o focusgroup e como técnica de análise um procedimento de análise de conteúdo. Os resultados foram organizados em cinco temas que expressam a maneira como os estudantes universitários representam as formas de ação coletiva: “contra o modelo, tomando como referência o próprio modelo”, “protesto e espaço público”, “a transformação da esfera pública: o individualismo e a mercantilização”, “ocupação dos meios de comunicação e construção da opinião pública” e “conscientização dos alunos e da sociedade”. Concluiu-se que o jovem universitário estabeleceu significados complexos a respeito de suas práticas de protesto e de mobilização social, que se expressam em formas de ação não convencional e em tensões com o modelo do qual são também herdeiros.

Palabras clave : Protesto Estudantil; Espaço Público; Chile; Educação Pública.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )