SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número53Pedagogía, solidaridad y transformación socialMúsica, educação e vida cotidiana: apontamentos de uma sociografia musical índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

KAGAN, Carolyn M.  y  BURTON, Mark H.. Culture, identity and alternatives to the consumer culture. Educ. Rev. [online]. 2014, n.53, pp.75-89. ISSN 0104-4060.

Este artigo explora questões da identidade e cultura no tocante às atuais crises sistemáticas que desafiam a vida humana neste planeta. Problematiza-se a intensa busca pelo crescimento econômico e cultura do consumo. Utiliza-se o conceito de complexos da Ideologia-Ação-Estrutura para entender a natureza de caráter saturante da dominação social, política e econômica. Assim, exploram-se as intervenções nestes complexos, que assumem características da educação informal para promover o crescimento cultural, criando cenários novos que objetivam estabelecer uma ideologia e aliança contra-hegemônica. Sugere-se que, ao se conseguir unir intervenções e movimentos ainda fragmentados e localizados, pode existir a esperança que poderia transformar o modo de vida da sociedade para as pessoas em que o enriquecimento cultural apoiaria um modelo econômico e cultural que explorasse menos os recursos ambientais.

Palabras clave : Cultura; Consumismo; Economia; Complexo de Ideologia-Ação-Estrutura; Crise.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )