SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número53Cidadania participatória no cotidiano escolar: a vez e a voz das crianças e dos jovensHistórico e aplicação da legislação de estágio no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

FREITAS, Maria de Fatima Quintal de. A pesquisa participante e a intervenção comunitária no cotidiano do Pibid/CAPES. Educ. Rev. [online]. 2014, n.53, pp.149-167. ISSN 0104-4060.

O artigo analisa as dimensões psicossociais do processo de participação e formação de um grupo de alunos da licenciatura de pedagogia, filosofia e ciências sociais, junto ao projeto Interdisciplinar-Pedagogia, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)/CAPES-UFPR. A atuação dos graduandos em duas escolas da rede pública de Curitiba-PR privilegiou a construção e a implementação conjunta de um plano de ação em direitos humanos e redes de solidariedade na comunidade. Os trabalhos de intervenção foram desenvolvidos apoiados na proposta de pesquisa participante de Orlando Fals Borda, nos aportes filosóficos da educação conscientizadora de Paulo Freire e na perspectiva teórico-metodológica da psicologia social comunitária latino-americana. Foram realizadas, com os participantes do projeto, reuniões e oficinas semanais de capacitação, grupos focais temáticos e conversações críticas avaliativas. As informações obtidas foram sistematizadas e submetidas à análise de conteúdo, nos seguintes eixos: razões para ingresso no projeto Pibid; atividades realizadas e metodologias para formação e sensibilização; e dificuldades sentidas nas atividades e geração dos produtos. O desenvolvimento das atividades contribuiu para um envolvimento e compromisso com a realidade educacional, colaborando para a quebra de mitos a respeito dessa realidade, com a diminuição de receios e eliminação de preconceitos sobre as escolas públicas. Observou-se que as práticas participativas, comunitárias e educacionais fortaleceram uma proximidade entre universidade e escola, colocando a docência como possível escolha futura desses estudantes e, consequentemente, colaborando para o reconhecimento social do trabalho do professor.

Palabras clave : Pesquisa Participante; Formação para Docência; Práticas Comunitárias na Escola.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )