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Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

RANGNI, Rosemeire de Araújo  y  COSTA, Maria da Piedade Resende da. Altas habilidades/superdotação e deficiência: reflexões sobre o duplo estigma. Educ. Rev. [online]. 2014, n.53, pp.187-199. ISSN 0104-4060.

A produção de estigmas em pessoas com alguma marca considerada desvalorizada pelos padrões sociais é antiga. As pessoas com deficiência, inseridas no rol dos visivelmente marcados, eram e são estigmatizadas por não condizerem aos padrões exigidos pelo modelo social. Na mesma situação, as pessoas com indicadores de altas habilidades/superdotação igualmente carregam consigo os preconceitos, rótulos e discriminações por sua diferença. Assim, o objetivo deste artigo é trazer a reflexão sobre a possibilidade das pessoas possuírem duplicidade de necessidades educacionais especiais (DNEE), quais sejam: altas habilidades/superdotação e deficiência, e com isso a condição do duplo estigma. A metodologia adotada no presente artigo se deu por meio de pesquisas bibliográficas e documentais. Os resultados indicam que há escassez de estudos sobre a DNEE e que os estudantes com essa condição matriculados nas escolas brasileiras podem apresentar a duplicidade de estigma.

Palabras clave : Educação Especial; Altas Habilidades/Superdotação; Deficiência; Duplo Estigma.

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