SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número53Altas habilidades/superdotação e deficiência: reflexões sobre o duplo estigmaA coerência em narrativas escritas escolares: uma análise piagetiana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

MARTINELLI, Selma de Cássia. Um estudo sobre desempenho escolar e motivação de crianças. Educ. Rev. [online]. 2014, n.53, pp.201-216. ISSN 0104-4060.

A motivação tem permeado as discussões dos profissionais da educação uma vez que à sua ausência tem sido atribuída uma queda de investimento pessoal do aluno na realização das tarefas de aprendizagem. Assim, o presente estudo teve por objetivo avaliar a motivação e o desempenho em leitura, escrita e aritmética de estudantes e investigar a relação entre as variáveis. Participaram da pesquisa 127 estudantes de uma escola pública do interior de São Paulo, de ambos os sexos, com idades entre 7 e 12 anos e que cursavam o 3º, 4º e 5º ano escolar. Foram utilizados dois instrumentos de avaliação; a Escala de Avaliação da Motivação Escolar (EAME-IJ) e o Teste de Desempenho Escolar (TDE). Os resultados revelaram relações entre o desempenho em escrita e a motivação intrínseca e extrínseca dos estudantes. O desempenho escolar geral também se correlacionou com a motivação intrínseca e a motivação extrínseca dos estudantes.

Palabras clave : Variáveis Educacionais; Rendimento Escolar; Aprendizagem; Ensino Fundamental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )