SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número53Um estudo sobre desempenho escolar e motivação de criançasDiscursos sobre a eficácia educacional: encontros e desencontros entre técnicos em educação e professores (Brasil, décadas de 1950 a 1970) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

PINHEIRO, Flávia Isaia  y  BECKER, Maria Luiza Rheingantz. A coerência em narrativas escritas escolares: uma análise piagetiana. Educ. Rev. [online]. 2014, n.53, pp.217-231. ISSN 0104-4060.

Este artigo aborda o tema da produção textual escolar e reúne contribuições de estudos das áreas da Linguística, Educação e Psicologia, realizados para tese de doutorado (PINHEIRO, 2012). Tem como propósito estabelecer articulações teóricas entre os processos gerais de desenvolvimento cognitivo e a construção da coerência em narrativa-conto como conhecimento específico da linguagem escrita. Os estudos que correspondem ao quarto período da obra de Jean Piaget (1977, 1978, 1997) mostraram-se fundamentais para a análise das evidências, por abordarem conceitos explicativos do progresso cognitivo através dos processos da tomada de consciência e da lógica das significações. A pesquisa de campo foi realizada com estudos de casos múltiplos em uma escola da rede municipal de ensino de Porto Alegre. O artigo apresenta as diferenças encontradas na escrita das narrativas pelas estudantes e extrai delas as evidências importantes tanto para subsidiar práticas escolares como para ampliar o campo de pesquisas que envolvem as narrativas escritas.

Palabras clave : Narrativas Escritas Escolares; Operatividade; Coerência; Implicação Significante.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )