SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número53A creche e as famílias: o estabelecimento da confiança das mães na Instituição de Educação InfantilHistória das mulheres, história de vida de professoras: elementos para pensar a docência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

RAJOBAC, Raimundo  y  DALBOSCO, Claudio A.. Racionalidade musical e experiência natural formativa em Rousseau. Educ. Rev. [online]. 2014, n.53, pp.273-293. ISSN 0104-4060.

O estudo tem como objetivo investigar o estatuto da racionalidade melódica no Ensaio sobre a origem das línguas de Rousseau na busca por articular o fazer musical no ocidente com problemas epistemológicos característicos da racionalidade iluminista, pondo em foco as concepções sobre a educabilidade humana e suas respectivas formas de experiências formativas inseridas no amplo processo de relação tensional entre expressão musical e formas de racionalidade. Após a apresentação da hipótese e problema de pesquisa, três passos fundamentais serão desdobrados: o primeiro analisa o significado epistemológico do Ensaio como crítica à episteme cartesiana. O segundo reconstrói a concepção rousseauniana de música, atendo-se na melodia como seu princípio básico. O terceiro e último apresenta uma reconstrução esquemática da distinção entre razão perceptiva e razão intelectual, pondo em foco a arquitetônica pedagógica do Emílio, e o lugar que nela ocupa a educação natural, sustentada pela razão perceptiva como base da educação do corpo e do refinamento dos sentidos.

Palabras clave : Racionalidade; Educação; Música; Melodia; Formação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )