SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número53Racionalidade musical e experiência natural formativa em Rousseau índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

ARAUJO, Sônia Maria da Silva. História das mulheres, história de vida de professoras: elementos para pensar a docência. Educ. Rev. [online]. 2014, n.53, pp.295-310. ISSN 0104-4060.

Por meio da história de vida de duas professoras ribeirinhas, reflete-se sobre a docência que acontece no contexto do arquipélago de Guajará, em Belém do Pará, Brasil. Traços comuns entre as histórias, como violência sexual na infância, pobreza e escolarização são destacados para demonstrar que a docência não pode ser pensada fora do contexto mais amplo de constituição da mulher. Argumenta-se que a condição da mulher na região historicamente conformou possibilidades singulares que explicam como e porque meninas que foram por muito tempo alijadas do mundo da escola se transformam em professoras. Demonstra-se como ser professora se articula aos processos societais do espaço ribeirinho, assegurando todo um processo de inter-relação.

Palabras clave : História das Mulheres; História de Professores; Docência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )