SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número55Os Movimentos Sociais e a construção de outros currículosO processo pedagógico da luta de gênero na luta pela terra: o desafio de transformar práticas e relações sociais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

VIEIRA, Else R. P.. O Banco de Dados Eletrônico Vozes Sem-Terra: uma trajetória dos estudos culturais ao impacto pedagógico. Educ. Rev. [online]. 2015, n.55, pp.69-86. ISSN 0104-4060.  https://doi.org/10.1590/0101-4360-39850.

Este artigo aborda, inicialmente, a concepção do banco de dados eletrônico Landless Voices/Vozes Sem Terra (Vieira, 2003), como uma contribuição para os Estudos Culturais e, crucialmente, para a compreensão do funcionamento relacional da complexa e regionalmente diversificada cultura dos sem-terra/Sem Terra do Brasil e para a legitimização de suas autoexpressões culturais. Em segundo lugar, analisa os dados especulativos fornecidos por professores primários em treinamento na Universidade Federal do Paraná, Brasil, bem como sobre a contribuição do banco de dados para o contexto pedagógico. As principais conclusões são de que os três tipos predominantes de impacto, usando a terminologia de Meagher (2013, p. 5), são o conceitual (novo conhecimento), cultural (revisão de ideias equivocadas) e instrumental (futuro desenvolvimento de práticas pedagógicas). O artigo se volta, então, para o impacto social, entendido como a contribuição da pesquisa acadêmica para usuários não acadêmicos, mais especificamente para os seus principais beneficiários potenciais - os próprios alunos Sem Terra. Os achados das oficinas exploratórias com os alunos de quatro escolas rurais em assentamentos nos estados do Paraná e São Paulo, respectivamente em outubro e novembro de 2013, são que ele amplia seus recursos educacionais e empodera um segmento social historicamente marginalizado. O artigo confirma, todavia, que o impacto não é uma atividade pontual (Meagher, 2013) e conclui sobre a necessidade de uma interação contínua com os alunos para que o impacto pedagógico da pesquisa acadêmica seja gerado.

Palabras clave : estudos culturais; banco de dados eletrônico vozes-sem-terra; impacto social; impacto pedagógico.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )