SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número55A alfabetização e o inventário de uma herançaA história da disciplina acadêmica Didática Geral na Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi) da Universidade do Brasil: um olhar arqueológico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

VENZKE, Lourdes Helena Dummer  y  FELIPE, Jane. Professoras e crianças pequenas no contexto da Educação Infantil pelotense em meados do século XX. Educ. Rev. [online]. 2015, n.55, pp.205-227. ISSN 0104-4060.  https://doi.org/10.1590/0101-4360.38714.

Este artigo aborda uma pesquisa realizada nas primeiras instituições escolares de Pelotas/RS que se dedicaram ao atendimento de crianças pequenas, sem o caráter asilar, em meados do século XX. Tais espaços apresentam as marcas deixadas pelos desafios assumidos em nome da proteção e educação dessas crianças. Essa pesquisa, de cunho qualitativo, teve como aporte teórico os estudos de gênero, os estudos culturais e autores/as pós-estruturalistas. Os materiais coletados e os contextos nos quais eles foram produzidos indicaram alguns elementos que compunham o cenário no qual as professoras desenvolveram seu trabalho. Com esta pesquisa tornou-se possível visibilizar como as professoras foram representadas e como o exercício da docência na Educação Infantil estava atrelado à resolução de alguns problemas sociais. Nesse sentido, as exigências atribuídas às docentes incorporam os valores pertinentes a um dado período histórico, com seus diferentes momentos e necessidades apontadas.

Palabras clave : professoras; crianças pequenas; Educação Infantil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )