SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número55Professoras e crianças pequenas no contexto da Educação Infantil pelotense em meados do século XXAbordagem sobre trabalho artesanal em histórias de vida de mulheres índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

FONSECA, Maria Verônica Rodrigues da. A história da disciplina acadêmica Didática Geral na Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi) da Universidade do Brasil: um olhar arqueológico. Educ. Rev. [online]. 2015, n.55, pp.229-246. ISSN 0104-4060.  https://doi.org/10.1590/0101-4360.39881.

O artigo apresenta resultados da pesquisa que investigou a história da disciplina acadêmica Didática Geral na Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi) da Universidade do Brasil, no período compreendido desde 1939 até o ano de 1968, com o objetivo de compreender a prática discursiva que foi tecida e que tem significado para a referida disciplina como central na formação inicial de professores, em nível superior, no Brasil. O estudo foi desenvolvido a partir da articulação teórico-metodológica entre os estudos do campo do Currículo e, mais especificamente, em História do Currículo e das Disciplinas, desenvolvidos por Ivor Goodson e André Chervel, e os estudos arqueológicos de Michel Foucault, acerca da constituição histórica dos saberes, formulados a partir do conceito de discurso e de suas possibilidades de emergência e produção. A análise documental realizada aponta que três enunciados vão possibilitar a emergência de uma construção discursiva acerca da disciplina Didática como saber necessário ao professor - a centralidade da aprendizagem, a cientificidade da educação e a formação docente em nível universitário -, todos eles presentes no discurso pedagógico dos anos de 1920/30 buscavam responder às urgências postas pelo novo modelo de escolarização, em face da nova organização política e econômica brasileira dos anos de 1930. Trata-se de uma construção disciplinar específica, que se constitui na relação com o discurso psicológico da educação e, nessa interdiscursividade, objetivou ao ato de ensinar ser constituído como par da ação de aprender.

Palabras clave : Currículo; História das Disciplinas; Didática Geral; formação de professores; Teoria do Discurso.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )