SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número55A história da disciplina acadêmica Didática Geral na Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi) da Universidade do Brasil: um olhar arqueológicoRelações de Gênero e Matemáticas: entre fios e tramas discursivas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

SILVA, Márcia Alves da. Abordagem sobre trabalho artesanal em histórias de vida de mulheres. Educ. Rev. [online]. 2015, n.55, pp.247-260. ISSN 0104-4060.  https://doi.org/10.1590/0101-4360.36810.

Este texto refere-se a um projeto de pesquisa em andamento, que busca investigar o processo de construção dos sentidos do trabalho feminino e sua relação com a categorização de gênero a partir das histórias de vida de mulheres artesãs e da produção artesanal produzida por cada participante. Um grupo participante é formado por mulheres artesãs pertencentes a uma cooperativa de arte e artesanato popular e o outro por discentes de cursos de licenciaturas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), especialmente dos cursos de Pedagogia e Artes Visuais. A iniciativa buscou construir um espaço de produção artesanal, onde as memórias são resgatadas não apenas a partir da oralidade, mas também na produção concreta do artesanato, através do que denominamos de Oficinas de Criação Coletiva.

Palabras clave : gênero; arte-educação; histórias de vida; trabalho feminino..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )