SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue55Approach on handmade work in women life storiesHuman Rights Education in Political-Pedagogical Projects of São Paulo's schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

SOUZA, Maria Celeste Reis Fernandes de  and  FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Relações de Gênero e Matemáticas: entre fios e tramas discursivas. Educ. Rev. [online]. 2015, n.55, pp.261-276. ISSN 0104-4060.  https://doi.org/10.1590/0101-4360.38464.

Neste artigo experimentamos teorizações foucaultianas na análise do material empírico de uma investigação sobre configurações das relações de gênero nas práticas matemáticas de catadoras e catadores de materiais recicláveis, com idades compreendidas entre 18 e 76 anos, pertencentes a uma Associação de Catadores, e que participavam de um projeto de Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA). Operando com a noção de discurso, interpelamos a razão de matriz cartesiana e o sujeito da razão para mostrar como, em meio a tensões discursivas, relações de gênero e matemática são produzidas e encontram-se implicadas na constituição das subjetividades daquelas mulheres e daqueles homens, catadoras e catadores, alunas e alunos da EJA, e na naturalização de desigualdades de gênero.

Keywords : relações de gênero; Matemática; discurso..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )