SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número55Abordagem sobre trabalho artesanal em histórias de vida de mulheresA Educação em Direitos Humanos nos Projetos Político-Pedagógicos das escolas de São Paulo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

SOUZA, Maria Celeste Reis Fernandes de  y  FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Relações de Gênero e Matemáticas: entre fios e tramas discursivas. Educ. Rev. [online]. 2015, n.55, pp.261-276. ISSN 0104-4060.  https://doi.org/10.1590/0101-4360.38464.

Neste artigo experimentamos teorizações foucaultianas na análise do material empírico de uma investigação sobre configurações das relações de gênero nas práticas matemáticas de catadoras e catadores de materiais recicláveis, com idades compreendidas entre 18 e 76 anos, pertencentes a uma Associação de Catadores, e que participavam de um projeto de Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA). Operando com a noção de discurso, interpelamos a razão de matriz cartesiana e o sujeito da razão para mostrar como, em meio a tensões discursivas, relações de gênero e matemática são produzidas e encontram-se implicadas na constituição das subjetividades daquelas mulheres e daqueles homens, catadoras e catadores, alunas e alunos da EJA, e na naturalização de desigualdades de gênero.

Palabras clave : relações de gênero; Matemática; discurso..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )