SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue55Human Rights Education in Political-Pedagogical Projects of São Paulo's schoolsThe communicational processes in policies of distance teacher training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

RUIZ, Adriano Rodrigues. Tecnologias, aprendizagem da atenção e aprender a estudar. Educ. Rev. [online]. 2015, n.55, pp.293-306. ISSN 0104-4060.  https://doi.org/10.1590/0101-4360.38609.

Este artigo relata uma pesquisa bibliográfica que teve por objetivo desenvolver uma reflexão acerca da formação de estudantes autônomos, em um clima rico de informações e de apelos audiovisuais. Três eixos forneceram norte para as argumentações: a abertura de horizontes e de preocupações com as tecnologias de informação e comunicação, tomando por cerne da questão a horizontalidade da comunicação e a possibilidade de coletivos inteligentes; a ressignificação do aprender a estudar, como adequada via de emancipação cognitiva; a centralidade da aprendizagem da atenção, partindo da premissa de que a atenção não se restringe à "condição para a aprendizagem", podendo ser compreendida como "efeito" de uma aprendizagem. Os eixos percorridos têm como ponto de convergência o autoconhecimento.

Keywords : aprendizagem da atenção; aprender a estudar; autoconhecimento..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )