Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educar em Revista
versión impresa ISSN 0104-4060
Resumen
RUIZ, Adriano Rodrigues. Tecnologias, aprendizagem da atenção e aprender a estudar. Educ. Rev. [online]. 2015, n.55, pp.293-306. ISSN 0104-4060. https://doi.org/10.1590/0101-4360.38609.
Este artigo relata uma pesquisa bibliográfica que teve por objetivo desenvolver uma reflexão acerca da formação de estudantes autônomos, em um clima rico de informações e de apelos audiovisuais. Três eixos forneceram norte para as argumentações: a abertura de horizontes e de preocupações com as tecnologias de informação e comunicação, tomando por cerne da questão a horizontalidade da comunicação e a possibilidade de coletivos inteligentes; a ressignificação do aprender a estudar, como adequada via de emancipação cognitiva; a centralidade da aprendizagem da atenção, partindo da premissa de que a atenção não se restringe à "condição para a aprendizagem", podendo ser compreendida como "efeito" de uma aprendizagem. Os eixos percorridos têm como ponto de convergência o autoconhecimento.
Palabras clave : aprendizagem da atenção; aprender a estudar; autoconhecimento..