SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número55Tecnologias, aprendizagem da atenção e aprender a estudar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

SCHNEIDER, Magalis Bésser Dorneles  e  MORAES, Raquel de Almeida. Os processos comunicacionais na política de formação de professores a distância. Educ. Rev. [online]. 2015, n.55, pp.307-321. ISSN 0104-4060.  https://doi.org/10.1590/0101-4360.39421.

O artigo apresenta o resultado da pesquisa sobre os processos comunicacionais na Política de Formação de Professores a distância na perspectiva dialógica, tomando como base empírica o curso de Pedagogia de um polo da Universidade Aberta do Brasil. O objetivo que norteou a pesquisa foi analisar o tipo de comunicação entre tutor e alunos. A metodologia utilizada foi o estudo de caso com abordagem dialética. Os resultados apontaram para a negação da comunicação como diálogo construtivo, crítico e emancipador. O discurso explícito foi o da contra-hegemonia capitalista, porém as práticas analisadas foram ideológicas, de falsa consciência, não expressando a superação da alienação. Como conclusão, pontua-se que a possibilidade de ocorrer uma comunicação emancipadora nos cursos de formação de professores somente será possível a partir de uma política de formação que articule teoria e prática, discurso e realidade numa construção coletiva do sentido da práxis que transforme e supere a hegemonia tecnicista, de gerenciamento e da massificação.

Palavras-chave : formação de professores; comunicação emancipadora; educação a distância..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )