SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número56Pesquisa empírica sobre a pedagogia Waldorf índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

VEIGA, Marcelo da. Revisitando o humanismo como princípio educativo para a educação: uma excursão na Pedagogia Waldorf. Educ. Rev. [online]. 2015, n.56, pp.19-31. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.590/0101-4360.41417.

O texto ressalta inicialmente a relevância do pensamento de Rudolf Steiner no discurso acadêmico. Em segundo lugar, trata-se de discutir sucintamente as consequências da visão fisicalista e naturalista para a Pedagogia. Numa terceira etapa é mostrado como uma compreensão dêitica de conceitos possibilita superar infrutíferos debates ideológicos acerca da compreensão de aspectos não físicos da realidade. Tudo isso serve como base para realçar ao menos a importância da renovação da ideia humanista com o objetivo de investigar seu potencial como base da educação

Palabras clave : epistemologia; educação; humanismo; Rudolf Steiner.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )